top of page

Nosso projeto

   Chamado de Projeto Azulão, nosso projeto de lixo eletrônico foi iniciado a partir de reuniões da equipe de robótica Legowork. Ao percebermos que tinhamos um acúmulo muito expressivo de materias eletrônicos em nosso laboratório (principalmente pilhas alcalinas), tentamos encontrar uma

solução para essa problemática. Porém, de forma simultânea a isso, deparamos-nos com outro problema: A não existência de pontos de coleta/descarte dos mesmos, de forma fixa, em nossa cidade. Por sermos uma equipe competidora, foi-nos proposto por uma das competições, a FLL (First Lego League), um desafio de solucionar um problema de nossa cidade. Diante dessa situação, surgiu o nosso projeto de recolhimento desse tipo de resíduo tão constante nas residências e nos aterros sanitários (tornando-se muito prejudicial ao meio ambiente e, consequentemente, a nós).

   O projeto foi subidividido em três partes: Conscientização da população; tornarmos ponto de coleta fixo e, por último, fazer triagem de todos os materiais recebidos. A conscientização foi espandida por emissoras de televisão, rádios e por panfletagem, nas quais explicavam todos os problemas causados pelo descarte incorreto desses materiais (onde até mesmo o lixo comum é um destino incorreto) exemplificando os tipos de materiais pesados existentes nesses aparelhos (níquel, cobre, cádmio e mercúrio são os compostos presentes na maioria dos resíduos e que são os mais preocupantes). Tornarmos pontos de coleta fixo foi a nossa solução inovadora, pois na nossa cidade só haviam acontecido campanhas efêmeras de recolhimento. Campanhas essas que não solucionaram o problema do acúmulo desses materiais, principalmente nas residências. Com o alcance da campanha, planejamos uma forma de atrair mais a participação da comunidade e, ao firmarmos parceria com o Supermercado Rebouças, fomos patrocinados com um smartphone para sortear entre os doadores. E, finalizando, está a nossa terceira subdivisão: triagem. Associamos-nos à uma cooperativa especializada em lixo eletrônico, na qual acontece a triagem que se resume em reciclar os compostos plásticos dos resíduos; transformar e vender os materiais mais pesados (ouro, cobre etc.) e reaproveitar o que ainda funciona, onde remontaremos gabinetes e monitores para serem doados à instituições de caridade locais.

bottom of page